Firenze/Florença


Florença (em italiano: Firenze e em latim: Florentia) é  capital e maior cidade da região da Toscana.

Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo.Tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da “Divina Comédia”, que é um marco da literatura universal e a língua italiana moderna tem várias influências desta obra.Tem origem num antigo povoado etrusco. A cidade foi governada pela família Médici desde o início do século XV até meados do século XVIII. O primeiro líder da cidade pertencente à família Médici foi Cosme o Velho, chegou ao poder em 1437. Foi um protector dos judeus na cidade, iniciando uma longa relação da família com a comunidade judaica.A Grande Sinagoga de Florença, também conhecida como Tempio Maggiore  é considerada uma das mais belas da Europa.

Destacam-se as diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes. A cidade também é cenário de obras de artistas do Renascimento, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto, Botticelli, Rafael Sanzio, Donatello entre outros.

Dentre as várias belezas de Florença, podemos passear pela Ponte Vecchio por cima do rio Arno, onde existe uma curiosa tradição de penurar um cadeado sobre a ponte quando em visita a Florença. Os namorados colocam os seus nomes num cadeado com a data de início do namoro e depois atiram as chaves ao Arno, com promessa de amor eterno. Parece que agora tem uma lei proibindo este ato.

A cidade é muito apreciada pelos turistas, embora no verão passear por suas ruas, cheias de história, arte e vida seja um exercício de auto-superação, pela quantidade de pessoas e pelo calor, que muitas vezes  beira aos 40 graus.

Vale a pena apreciar a Catedral ou o Duomo, com suas cores no mármore branco e verde e suas formas que não nos decepcionam.

Suas esculturas a céu aberto na Piazza della Signoria são maravilhosas e é o ponto de encontro dos florentinos  e dos numerosos turísticas que visitam Florença. Ela fica perto da Ponte Vecchio, da Piazza Duomo e da Galleria degli Uffizi. A Galleria degli Uffizi é onde originariamente ficavam os escritórios dos magistrados de Florença, por isso o nome Uffizi (escritórios). Hoje estão lá também o centro administrativo, o Tribunal e o Archivio di Stato  e o museu com muitas esculturas e obras de pintores ilustres, como: Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelangelo, Rafael, Tiziano, Caravaggio entre outros.

Visitar Florença, na bela e quente Toscana é uma experiência e tanto e embora a gente tire fotos não dá pra explicar nelas o sentimento de estar numa cidade que conserva até hoje seus fortes traços medievais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s